Manual do Mercado de Arte

Manual | Segundo o autor | Sumário

MANUAL DO MERCADO DE ARTE
(livro esgotado, sem possível reedição do mesmo)
Uma visão profissional das artes plásticas
e seus fundamentos práticos

O funcionamento do mercado para artistas plásticos, marchands, colecionadores e para aqueles que querem nele se iniciar profissionalmente.

* As artes plásticas sob a ótica do mercado de arte e seus fundamentos.

* Um utilíssimo balizamento jurídico para as transações que ocorrem entre marchands, galeristas, colecionadores, artistas e outros profissionais que gravitam em torno do mercado de arte, com modelos dos mais diversos tipos de contrato.

* Um aconselhamento inédito que ajuda a dar liquidez às obras de arte. Escrito com base em rica experiência pessoal de quase vinte anos, o Manual do Mercado de Arte torna-se assim uma fonte de consulta imprescindível para artistas amadores e profissionais. Propondo-se desde já a constantes atualizações, o livro inclui ainda um Apêndice com depoimentos de importantes profissionais sobre a memória do mercado de arte no Brasil.

    Realmente, não há sequer um exemplar do MMA à venda nas livrarias de todo o Brasil. Por isso, já há algum tempo, estou me ocupando na solução do problema. Contudo, ainda não há uma data determinada para o lançamento. Enquanto isso, um caminho para você chegar ao MMA seria procurá-lo nas bibliotecas dos museus ligados às artes plásticas nas capitais brasileiras. Várias delas disponibilizam o MMA para consulta. Ou, quem sabe, você não consegue um MMA emprestado com amigo?

    Aguardo um patrocínio de uma empresa que disponibilize o MMA2 na INTERNET, sem ônus, ou para editá-lo convencionalmente. Trata-se de uma publicação técnica que se acredita não ter similar no mundo e que atende ao mercado de arte de todos os países. Assim, depois da edição em língua portuguesa, tenho a intenção de publicá-lo em outros idiomas.

    Por que não uma segunda edição? Como se sabe, o MMA foi primeiro livro publicado sobre a matéria no Brasil e possivelmente no mundo. Mesmo sendo o detentor dos direitos autorais e editoriais do MMA, preferi deixá-lo como uma edição histórica, primeira e única, em se considerando o pioneirismo na abordagem do tema. O apêndice, que tratou da memória do mercado de arte, ficará lá cristalizado, como de resto todo do MMA. No lugar das memórias do mercado de arte, entrarão cerca de 160 perguntas e respostas a respeito do mercado de arte.

Obrigado pela atenção.

VEJA MAIS SOBRE O MANUAL

Telefones e outras informações - clique aqui

    

VOLTAR