Crônicas de Nova Ipanema

Gebara, o monstro, faz dois, vira o jogo e leva a torcida à loucura.

João Carlos Lopes dos Santos

Os mais íntimos o chamavam de Zeca, muitos, de Gebara ou Gebarinha e outros, de José Antônio Gebara. Nos 39 anos de convivência, sempre que o encontrava em Nova Ipanema, clamava: Gebara, sempre Gebara! Embora tivesse um carinho especial pelo amigo, vizinho e fantástico chefe de família, sempre nutri uma explicita inveja do Gebara, assim como do Ernesto Raposo, Hamiltom – é com ‘m’ mesmo – Couto, Ari Spanier, entre outros, que chegaram aos 70 anos jogando as tradicionais peladas do nosso condomínio.

Temos em Nova Ipanema um sistema parlamentarista de representação e participação dos condôminos, com a sigla ACNI – Associação dos Condôminos de Nova Ipanema. De dois em dois anos, o colegiado é renovado por via eleitoral. O Gebara nunca ficou de fora do nosso parlamento, e jamais deixei de votar nele.

No velório

Realmente, não gosto muito dessas oportunidades de rever os velhos amigos. Cheguei àquela faixa etária, cuja sina é me despedir para sempre dos amigos. Por isso e porque dói, evito a assiduidade nos cemitérios. Mas, o Gebara é especialíssimo. Parei com tudo que fazia e fui ao seu velório.

Lá estou eu, num canto, quando chega o Feres José, meu personagem da crônica – O "Senhor" como tratamento de respeito –, que pode ser lida no www.consultarte.com, e aconteceu o seguinte diálogo:

_ João, o Arrais – também meu personagem da crônica Memórias do futebol de Nova Ipanema – incumbiu você de escrever uma crônica, para o Informando de Nova Ipanema, homenageando a memória do Gebara. Ele tinha um sonho de ser alvo da seguinte manchete:Gebara, o monstro, faz dois, vira o jogo e leva a torcida à loucura.

_ Feres, meu amigo, não escrevo por encomenda; contudo, por se tratar do Gebarinha e ainda mais com esse mote, a crônica acaba de ficar pronta...

Imagino como a família deve estar triste, tenho certeza de que seus inúmeros amigos também estão saudosos, mas já estou conformado... Com certeza, o nosso Gebarinha já está a virar placares e a fazer muitos gols de cabeça, aproveitando todos os escanteios, após o seu tradicional grito de guerra: Gebara subindo!!!  E assim, levando os torcedores celestiais à loucura. Com ele, o céu ficou ainda melhor...

Telefones e outras informações- clique aqui

VOLTAR