Crônicas do Cotidiano

Aos Meus Netos

João Carlos Lopes dos Santos

Contrariando o título, hoje, tenho três netas. Muitos já lançaram mão deste expediente e também estou a fazer a minha cartinha... E não me venham com aquelas receitas de que os avós não devem relatar aos amigos as gracinhas dos netos e que, também, não devem se disponibilizar para dormir com eles, assim como executar aquelas tarefas prazerosas de levá-los à escola e pegá-los nas de aulas balé, futebol, natação e atividades quejandas. Quem corre por gosto, não se cansa. Se você pensa diferente, quando tiver netos, faça do seu modo.

Ser pai é muito bom, mas se pudesse voltar atrás gostaria de ter tão somente netas e netos, neles incluídos os dois filhos que Deus me deu. Ser pai dá muito trabalho. Temos que assumir a responsabilidade de torná-los melhores e mais úteis à sociedade do que nós. Penso que tenha conseguido.

As gracinhas das minhas netas

Decerto que não vou contá-las, posto que me proibiram. Mas, caro leitor, contarei as gracinhas dos seus sobrinhos, filhos e netos... Combinado? Quando observo minhas netas junto aos seus bandos, constato que são todos iguais. Fazem as mesmas coisas e têm as mesmas reações.

Já aos dois anos, dão nó em pingo d’água e aos três já tiram o nó do pingo. Dizem que sou bom no computador. Ledo engano! Se me explicarem coisas que não sei fazer hoje, se não anotar o passo a passo, amanhã, já não sei mais. Coloque um smartphone de última geração nas mãos de uma criança de três anos, explique só uma vez ou nem explique, deixe-a apenas observar. No dia seguinte, ela estará bem mais adiante por conta própria.

Que discernimento você espera de uma criança de quatro meses? Presenciei uma, com exatos quatro meses, ao observar que todos tinham entrado no elevador e que a mãe dela ficara sozinha do lado de fora, mesmo estando no colo da avó e também na presença da outra avó, quando a porta do elevador se fechou, a criança saiu do semblante tranquilo para o choro compulsivo. As crianças nascem, a cada dia, com um chipde última geração. Com seis anos de idade, hoje, nos surpreendem agindo como verdadeiros adultos. Que me desculpem os meus coevos, mas nós, até ali pelos doze anos de idade, éramos tecnicamente uma cambada de idiotas...

A cada um dos meus netos

Lute pela sua felicidade.

Estudar é tarefa para a vida toda. O saber é o único bem a salvo de furtos. Sempre será melhor ser do que ter. Leia muito, mas cultive ideias próprias. Ouça rádio e veja pouco televisão. Ouvir sempre aguçará a sua criatividade. Domine absolutamente o idioma pátrio e aprenda outros.

Nada resiste ao trabalho. Trabalhe muito, mas que sejam ofícios prazerosos.

Gaste o necessário e poupe o possível.

Constitua uma sólida família. Viva a suas expensas. O binômio família-trabalho é a coisa mais importante da vida.

O mundo é um lugar muito perigoso. Não tendo o que fazer na rua, melhor será ficar em casa. Peça a Deus que lhe dê amigos verdadeiros. Ninguém é perfeito, nem você, mas procure andar em boas companhias.

No dia a dia, elaboramos o nosso destino. Drogas, fato gerador de todos os males da sociedade, não deverão, sequer, ser experimentadas. Vale mais um simples exemplo do que um longo discurso.

Abomine definitivamente os preconceitos. Como os dedos de nossas mãos, somos individuais, não há duas pessoas iguais na face da terra.

Seja honesto, humilde e verdadeiro, mas impeça que, por isso, o façam de tolo.

Jamais se relacione movido por interesses torpes. Crie seus próprios caminhos e que, neles, seus passos sejam melhores a cada dia.

Faça prioritariamente as tarefas simples e dispensáveis, depois, as complexas e indispensáveis, eis que, na ordem inversa, com certeza, você ganhará fama de negligente.

Não deixe para depois aquilo que você deve e pode fazer prontamente. Use as palavras ‘depois’, ‘amanhã’ e outras correlatas com muita parcimônia.

A verdade e a transparência serão sempre suas aliadas. A mentira gera o descrédito e a arrogância o desprezo. A inveja, a intriga e a capacidade de mentir não estão interessadas na sua autoestima. Pouquíssimas pessoas exultarão, real e sinceramente, com o seu sucesso até que você atinja um patamar fora do alcance do apedrejamento.

Dignidade não se negocia. Lute por seus ideais.

Dos pais e mães sempre virão os melhores conselhos. Na educação dos filhos, há que se impor limites. Quase sempre, as pessoas que nos aconselharam e nos impuseram limites são aquelas que mais nos amaram, eis que amar, decerto, não seja aceitar tudo.

Profissionalmente

Embora o Manual do Mercado de Arte não trate desse tipo de conselhos, reservei um exemplar para cada uma das minhas três netas e outro, de reserva, para o neto ou neta que possa chegar depois, pedindo-lhes que o mostrem aos meus bisnetos. Desculpem o vovô, já que são exemplares de segunda mão comprados em sebos e leilões de arte. Mesmo versando sobre o mercado de arte, segundo inúmeros depoimentos, seu conteúdo serve para todas as atividades, desde que lido adequando-se à profissão do leitor. Tudo que tenho a aconselhar a vocês, profissionalmente, está no Manual do Mercado de Arte, nas crônicas e nos artigos técnicos, que estão no website www.consultarte.com.

À minha neta mais velha, hoje, com seis anos e cinco meses, peço que, um dia, passe à sua irmã de três anos e dois meses, à prima de quatro meses e àqueles que vierem depois, as passagens positivas que vivenciou com este avô muito coruja, de vez que, garota de sorte, haverá de conviver comigo por mais tempo que os demais.

Post Scriptum em 13/11/2016 – Agora, que a mais nova das três está com quase dois anos e oito meses e, como as demais, já aprendeu a decifrar enigmas: tinha uma coisa para contar a vocês, mas me esqueci...


Telefones e outras informações- clique aqui

VOLTAR